O que é um Upsell e como aplicar esta técnica?

Vá direto ao ponto:

Já ouviu falar sobre a técnica upsell? Quem vende precisa conhecer essa técnica e entender como ela funciona.

De forma que, você possa vender mais e proporcionar uma excelente experiência para seus clientes.

Essa combinação proporcionada pelo upsell, é importante para que seus clientes se sintam felizes e satisfeitos em relação a cada compra realizada em sua empresa.

O que é upsell?

Quem atua na área de vendas, certamente já vivenciou a experiência de um cliente chegar pedindo um produto e como vendedor, oferecer um outro produto mais completo. Ou seja, vender um produto ou serviço que tem um valor mais alto, mas que é mais completo para o cliente.

Essa venda se chama upsell, ou seja, entregar um produto que é melhor que o esperado pelo cliente, suprindo todas as necessidades dele de forma melhor que a inicialmente desejada.

Ao oferecer um produto que é verdadeiramente mais completo e interessante para o cliente, ele irá perceber que realmente vale a pena gastar um pouco mais.

E tendo uma experiência positiva com o produto que o cliente está levando, é natural que ele tenha uma imagem positiva da marca e do vendedor. Fazendo com que, isso se propague em seu meio.

Todo cliente feliz com o que adquire tende a naturalmente falar sobre isso em seu círculo mais íntimo de convivência.

Isso acaba sendo positivo para seu negócio vender mais e melhor, tanto por atingir amigos dos seus clientes, quanto por satisfazer o cliente e fidelizar.

É importante saber aplicar o upsell

Essa técnica de venda não deve ser aplicada a todo momento. Alguns clientes simplesmente já sabem o que desejam e não estão dispostos a ouvir a opinião do vendedor.

É importante usar sua experiência para identificar esse tipo de cliente, que não deseja uma opinião e que apenas está buscando um produto.

Justamente para que, você possa atender a demanda e evitar que o cliente fique com a sensação de que o vendedor tenta empurrar produtos mais caros.

Nunca use o upsell sem motivo, é sempre necessário mostrar ao cliente que de fato o produto ofertado é melhor para a necessidade dele que o inicialmente procurado.

O upsell só pode ser aplicado quando a sua oferta é de fato relevante para o cliente. Caso contrário, ao invés de fidelizar, você estará oferecendo ao cliente um produto que provavelmente ele não vai gostar e vai se sentir desconfortável com a oferta.

O segredo dessa técnica de venda, é sempre analisar atenciosamente o cliente, para que possa saber se ele está predisposto a ouvir o que você tem a dizer ou não.

Ofereça soluções

O upsell não funciona se a sua oferta não acarreta uma solução para aquele cliente. Seu cliente precisa sair da loja com a sensação de que foi ouvido, entendido e bem atendido.

Caso contrário, o upsell não terá funcionado e provavelmente esse cliente não vai se sentir satisfeito a ponto de voltar para sua loja.

O ideal é sempre ser criterioso em relação ao que será ofertado ao cliente. Visando que de fato suas ofertas atuem na melhora da experiência de cada cliente atendido. Se colocar no lugar do consumidor é sempre uma boa opção antes de fazer qualquer oferta.

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